WhatsApp finalmente lança pagamentos pelo aplicativo, começando no Brasil
- Escrito Por: Site Sistema
- Blog
- Acessos: 1950
Após meses de testes e discussões, o WhatsApp finalmente puxou o gatilho sobre a liberação da função de pagamentos em seu aplicativo.
O WhatsApp vinha testando seu serviço de pagamento entre usuários na Índia há alguns meses (esse teste usa um sistema diferente, não o Facebook Pay, mas o UPI). Hoje, o serviço de mensagens, que pertence ao Facebook, anunciou que os usuários do aplicativo no Brasil serão os primeiros a enviar e receber dinheiro através do aplicativo de mensagens, usando o Facebook Pay, (serviço de pagamento que o Facebook lançou no ano passado)
Como funciona o pagamento pelo app?
Conforme informações obtidas no Blog do WhatsApp, o serviço de pagamento pelo aplicativo é gratuito para os consumidores (ou seja, sem taxa de comissão), porém, as empresas pagam uma taxa de processamento de 3,99% para receber pagamentos. O recurso de segurança será um PIN de seis dígitos ou impressão digital para completar as transações.
Para utilizar o recurso de pagamento é necessário configurar no aplicativo WhatsApp informações do cartão cartão de crédito ou de débito Visa ou Mastercard. Os primeiros parceiros locais são: Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. A Cielo, um processador de pagamentos, também trabalha com o WhatsApp para processar transações. "Construímos um modelo aberto para acolher mais parceiros no futuro".
Embora haja uma série de outros serviços de pagamento digital, como por exemplo o Google Pay, não há concorrentes óbvios, grandes e populares oferecendo pagamentos dentro de um aplicativo de mensagens.
O WhatsApp é utilizado informalmente para fins comerciais desde o início: Os pequenos empresários têm usado para trocar mensagens com os usuários sobre a venda de mercadorias, o que está em estoque, e assim por diante. Mas sob as asas do Facebook, que comprou o aplicativo por US$ 16 bilhões em 2014, o WhatsApp iniciou a grande tarefa de garantir um conjunto mais formal de serviços empresariais.
O lançamento do WhatsApp Business, por exemplo, permite a criação de catálogos e links de estoque dentro do aplicativo; os anunciantes no Facebook também podem criar links através de suas contas no WhatsApp.
Os pagamentos pelo aplicativo possibilitam um mergulho comercial mais amplo, dando às pessoas não apenas um lugar para conversar sobre um produto, ou até mesmo enviar detalhes de pagamento, mas para realmente concretizar negócios.
Os usuários do WhatsApp no Brasil já poderão utilizar o serviço de pagamento para fazer compras em empresas locais, sem sair do chat. Os mais de 10 milhões de pequenas e microempresas são o coração das comunidades brasileiras. "Enviar um zap" para uma empresa, para obter respostas às perguntas, visualizar o catálogo de uma loja, já faziam parte da realidade. Agora, também existe a possibilidade de enviar pagamentos por produtos ou serviços.
Ainda não está claro se o Facebook estará aberto para trabalhar com outros métodos de pagamento, ou mesmo com outras formas de pagamento além do Facebook Pay. Estas continuam sendo questões críticas, já que cartões de pagamento e até mesmo contas bancárias não são necessariamente regra em todos os mercados, especialmente nos mercados emergentes.